"Planejar é sonhar", nas palavras de Maria Assunção Franco.
Que tal conhecermos um pouco sobre alguns rios do Brasil e do mundo?
Rio das Velhas - Ouro Preto, MG, BR
“Nós precisamos fazer saneamento básico, organizar residências para as pessoas viverem dignamente, olhar a questão do trabalho e enxergar tudo isso dentro de uma visão transdisciplinar.”
Rio Mosquito – Santa Cruz de Salinas, MG, BR
“Foram cinco programas dentro desse projeto. Os programas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, esquistossomose, mata ciliar e disposição de lixo. Para se fazer uma revitalização, não adianta apenas contemplar uma baixa, só fazer esgotamento e obra civil. Em torno de 40% do que foi investido nesse programa foi em torno da sensibilização. Sensibilização e mobilização de toda essa comunidade, de todos os 30 mil habitantes. Todas as comunidades foram contempladas com um sistema de abastecimento, hoje com água tratada." 

Rio Anacostia – Washington, DC, EUA
“Uma das maneiras pelas quais estamos tentando retirar o lixo é colocar em vários lugares mecanismos chamados “trash-traps” (armadilhas de lixo). Eles ficam no extremo de um cano de escoamento de chuva, tem uma superfície flutuante e, sob ele, uma rede em forma de saco é suspensa. À medida que a água sai do cano, ela passa pelo saco. De certa forma, é como um saquinho de chá. Ela captura o lixo, impedindo que ele entre no rio. O lixo fica preso em um saco e, depois que o saco está abarrotado, ele pode ser retirado com uma pequena grua e despejado na lata de lixo; depois, um saco novo e vazio é colocado em seu lugar. Isso tem sido muito eficaz, de modo que, agora, já há quatro desses mecanismos instalados e temos a esperança de instalar mais. Eles são caros, mas avaliando o custo que o governo tem para recolher o lixo que já está nos rios versus o custo de implantação desses equipamentos, que são usados uma só vez, a ultima opção acaba por ser um sistema melhor. Também estamos trabalhando para tentar aumentar a varrição das ruas na cidade. Eles têm uma nova tecnologia de máquinas que são como um aspirador de pó sobre rodas, eles são guiados a frente, segurando o lixo, recolhendo sedimentos, metais pesados e manchas de óleo. É um verdadeiro beneficio para o rio ter esses varredores de rua indo por todo lado e retirando todos esses poluentes, pois é mais fácil impedir a poluição de entrar no rio do que limpá-lo quando ele entra na água.”


Este é o rio Anacostia. Como você o imagina quando ele estiver limpo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário