De acordo com uma pesquisa feita a campo com a comunidade que mora nos bairros: Batel, Bigorrilho, Centro, Mercês, São Francisco e Rebuças foi constatado os seguintes pontos de referência:
Largo da Ordem: Desde 1917 o nome oficial é Largo Coronel Enéas, em homenagem ao coronel Benedito Enéas de Paula. Hoje, apesar de seu nome oficial, todos conhecem como o Largo da Ordem sendo o coração do Setor Histórico de Curitiba e onde se encontra a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, a mais antiga de Curitiba.
Rua XV de Novembro: Foi a primeira grande via pública exclusiva para pedestres do Brasil, inaugurada em 1972. É caracterizada como uma referência para os curitibanos não somente pela sua importância histórica, mas porque nela encontramos, marcos da revolução cultural da cidade, na forma de identificação das pessoas com seu espaço coletivo de vida, eixo comercial, bares turísticos, canteiros de flores em toda a sua extensão e alguns dos mais importantes prédios da cidade por edifícios e sobrados centenários como: Palácio Avenida, Associação Comercial do Paraná, Prédio Histórico da UFPR; Teatro Guaíra e a Reitoria da UFPR.
Praça Osório: Seu nome é uma homenagem a Manuel Luiz Osório, Marquês do Herval, herói da Guerra do Paraguai e Ministro da Guerra em 1878. Construída em 1914, fica no Centro de Curitiba em um local intensamente arborizado e ótima área de lazer.
Praça Rui Barbosa: Foi fundada como tal, mas hoje tem uma vocação bem diferenciada em relação ao ano de 1913, que era como a maioria das praças, ela servia como extensão de lazer. Nos anos 20s foi quando teve sua fita inaugural cortada com o nome de Praça da República – ela foi rebatizada como Rui Barbosa. A localização central, entre as ruas Desembargador Westphalen, 24 de Maio, André de Barros e Pedro Ivo, e a grande extensão de 22.095 m² que faz dela o principal terminal de coletivos de Curitiba, abrigando 44 linhas de ônibus. Possuindo como Centro Comercial Rui Barbosa, Mercado Central, Rua da Cidadania, Restaurante Popular, Armazém da Família e Estacionamento.
Rua 24 Horas: Inaugurada em 1992, é a primeira rua desse estilo no Brasil. Uma galeria aberta ao público 24 horas por dia, em Curitiba. É um espaço coberto, com opções de lazer, comércio e serviços, e que simplesmente não dorme. É ponto de encontro e entretenimento para turistas e curitibanos. Possui revistaria, lojas de roupa e artesanato, lanchonetes, bares, restaurantes, acesso à Internet, farmácia, floricultura e banco 24 horas. A galeria possui 116 metros de extensão. Construída em estrutura metálica tubular em forma de arcos e cobertura de vidro. O projeto é dos arquitetos Abrão Assad, Célia Bim e Simone Soares. Dois grandes relógios, um em cada entrada (ou saída), marcam horas em 24 intervalos, em lugar de 12. São iluminados e comandados por uma central eletrônica a quartzo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário